Associação de Pais para quê? Quais os seus objetivos?
As associações de pais visam a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados em tudo quanto respeita à educação e ensino dos seus filhos e educandos que sejam alunos da educação pré-escolar ou dos ensinos básico ou secundário, público, particular ou cooperativo.
Pretendem:
- Desenvolver ações em conjunto com professores e direções das escolas, de forma a promover a formação dos pais, das crianças e dos jovens.
- Promover atividades de apoio à família e a sua participação na vida escolar dos seus educandos.
- Colaborar com todos os intervenientes no processo educativo de forma a aumentar as possibilidades de sucesso escolar dos alunos, devendo essa colaboração ser recíproca podendo revestir-se de múltiplas formas.
(citação: Confederação Nacional das Associações de Pais)

O que nos motiva?
Os Pais e Encarregados de Educação fazem parte ativa da Comunidade Educativa, quer no espírito, quer na forma, sendo os Alunos, o centro e a única razão de ser da existência de qualquer Escola.
A cultura, o desporto, a ciência, as artes em geral e a motivação para a intervenção cívica, a cidadania, são fatores determinantes na formação de cidadãos críticos, com capacidade de pensar, escolher e agir, que têm que ser assumidos.

Desta forma, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Bonfim, foi constituída em 2012 como um grupo de trabalho ao serviço de todos e para bem de todos.

No último ano letivo (2018/2019) o Agrupamento do Bonfim representou um universo de aproximadamente 1600 alunos entre o Jardim de Infância e o Ensino Secundário o que representará cerca de 3000 pais.